MENU

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

SAPO-VENENO-DE-FLECHA

SAPO-VENENO-DE-FLECHA

Existem muitas espécies diferentes de sapos. Alguns são muito diferentes e curiosos!
Vamos conhecer um grupo bem legal, chamado de sapo-veneno-de-flecha. Vocês já ouviram falar deles?

Eles vivem em algumas regiões da floresta amazônica, são bem pequenininhos, dependendo da espécie medem entre 1 a 5 centímetros.



Moram principalmente entre folhas de bromélias. Eles escalam bem os troncos de árvores, galhos e folhas, mas gostam também de lugares úmidos do chão da floresta.



E o que mais chama a atenção nesses pequenos animais é o veneno que eles produzem.
O veneno desses sapinhos é muito potente! Ele fica localizado na pele. Nós chamamos de veneno cutâneo. Mesmo sendo pequenininhos esses sapos produzem veneno suficiente para matar diversas pessoas de uma só vez.




CURIOSIDADE
Em cativeiro esses sapinhos não conseguem produzir veneno. Podendo até ser segurados na mão. Já na floresta isso não seria possível. Esses sapinhos se alimentam principalmente de certas espécies de formigas que comem plantas tóxicas. Depois de comer essas formigas o organismo dos sapos-veneno-de-flecha fabricam o potente veneno de sua pele.




O mais venenoso entre todas as espécies é um sapo-veneno-de-flecha que tem o nome cientifico: Phyllobates terribilis, ele é encontrado apenas nas florestas da Colômbia e pelo nome – terribilis – podemos ver que ele não é de brincadeira. Seu veneno tem mais de 100 toxinas diferentes! 




VOCÊ SABIA?
Você sabe por que esses sapinhos têm cores tão vivas? Escolha uma das alternativas.
A – Para assustar seus predadores
B – Para se camuflar
C – Os machos usam as cores para atrair as fêmeas





Acertou quem disse a letra A. As cores vivas como vermelho, verde, amarelo e preto servem para avisar seus predadores: Não cheguem perto de mim que eu sou venenoso! Quando os predadores como as aves, cobras, lagartos e outros bichos veem as cores fortes dos sapinhos eles pensam: Opa! É melhor eu cair fora e não comer esse bicho todo colorido!


E muita gente deve querer saber. Por que esse nome tão diferente? Sapo-veneno-de-flecha?

É porque algumas tribos indígenas da Amazônia usam o veneno desse sapinho para caçar.


Os índios seguram esse sapinho com folhas, sem tocar em sua pele. Eles passam a ponta da flecha nas costas do sapo sem feri-lo e usam essas flechas para caçar animais grandes como macacos e bichos-preguiça no alto das árvores.





No passado alguns índios usavam essas flechas até mesmo nos combates com outras tribos.



Os sapos-veneno-de-flecha são incríveis!
Querem saber mais sobre esses animais venenosos?
Então clique na imagem abaixo e veja o vídeo do CANAL ANIMAL TV












































Nenhum comentário:

Postar um comentário